14 de Fevereiro de 2019

"O BRASIL DE GETÚLIO VARGAS A MICHEL TEMER"


Wilson Rodrigues de Oliveira, associado e amigo da AABB-RIO é o autor do livro “O Brasil – De Getúlio Vargas a Michel Temer”.

O livro inicia com o relato de alguns episódios ocorridos nos últimos anos da administração do Sr. Washington Luís – último presidente da Velha República – os quais, indubitavelmente, contribuíram para exacerbar os ânimos das principais lideranças do país, como também serviram de pretexto para a eclosão do movimento revolucionário de 1930.

Embora o assunto básico do Livro se desenvolva mais especificamente no campo econômico-financeiro do país, o autor registrou, também, os principais episódios político-institucionais, já que estes, com raríssimas exceções, interferem direta e significativamente no comportamento da economia. Da mesma forma, foram inseridos na presente obra fatos, igualmente relevantes, ocorridos na seara internacional que foram responsáveis por profundos desajustes no sistema produtivo do nosso país.

Através do livro, os leitores terão oportunidade de constatar que o modelo de desenvolvimento do país seguido entre 1930 e 1960 foi, fundamentalmente o da industrialização substitutiva de importações, embora amparada em forte proteção aduaneira  e em controles cambiais. Por isso,  é importante o destaque  que se deu à nova filosofia do modelo desenvolvimentista, apoiado definitivamente na industrialização.

Sobre o autor

 Wilson Rodrigues de Oliveira, nascido em maio de 1937, na Cidade do Rio de Janeiro, é economista e funcionário aposentado pelo Banco do Brasil. Aprovado no primeiro concurso em que se inscreveu, tomou posse, em junho de 1958, na agência de Bom Retiro – São Paulo (SP). Antes de ingressar no quadro da Direção Geral, ainda passou por duas agências (Volta Redonda – RJ e Campo Grande – Rio de Janeiro, tendo adquirido grande experiência  dos serviços gerais do Banco.

Na Direção Geral, o autor assumiu suas novas funções na Carteira de Câmbio, onde trabalhou de janeiro de 1969 a outubro de 1972, quando foi requisitado pela Consultoria Técnica – COTEC. com esta , transferiu-se para Brasília, em fevereiro de 1973, permanecendo na capital federal até abril de 1977.

Seu retorno à cidade do Rio de Janeiro ocorreu por força de sua requisição pelo Ministério da Fazenda, para trabalhar no conselho Interministerial de Preços – CIP, transferindo-se, posteriormente, para a Coordenadoria de Assuntos Econômicos daquele Ministério. Após um interstício de três anos fora da Instituição, Wilson retornou ao Banco do Brasil em maio de 1980, tendo sido localizado na Carteira Internacional, onde permaneceu até agosto de 1987, quando se aposentou.

 

O livro encontra-se disponível para locação na Biblioteca da AABB-RIO e para compra através do site www.clubedeautores.com.br.

 

Compartilhar:

Comentários