|
|
| ::
Editorial |
Adentramos no penúltimo mês do ano e o corre-corre de todos os dias parece nos conduzir ao desejo de realizar todos os projetos que estavam em nossa pauta antes da chegada do “reveillon”.
No doce convívio do dia-a-dia na AABB vamos conferindo juntos, a veloz passagem do tempo, e vivendo as emoções que nos são dedicadas na laboriosa tarefa de promover o laser e a tranqüilidade dos que nos cercam.
O novembro nos faz lembrar dos santos da nossa devoção, aqueles a quem apelamos sempre que sentimos um vazio na alma. Mas, também, traz a recordação da finitude da vida. No dia de finados a população vai homenagear a memória dos entes que se foram para a vida eterna.
Reserva-nos, ainda, novembro nossas lembranças cívicas com as comemorações da Proclamação da República, que acontece no dia 15, marcando o fim do Império. No dia 19, reverenciamos a nossa bandeira.
Outro assunto que vem sendo comentado em todos os recintos da AABB é a eleição para escolha dos novos dirigentes da AAFBB – Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil, pelo fato de que, grande parte dos associados do Clube, também, faz parte da entidade dos aposentados. A campanha está em pleno andamento, com as duas chapas inscritas defendendo suas idéias, uma pela preservação e outra pela renovação, cada qual externando o que é melhor para o funcionamento da cinqüentenária entidade.
A AAFBB por ser uma entidade que mantém Representações em todos os Estados da Federação, os associados de todos as cidades do País, aposentados e pensionistas, enquadrados nos dispositivos legais da Associação, estarão votando através das cédulas que foram remetidas pelos Correios e que deverão ser devolvidas, impreterivelmente, até o dia 21. O resultado será conhecido na apuração que dar-se-á durante a Assembléia Geral Ordinária convocada para os dias 26 e 27 de novembro próximos.
As festas de fim de ano já começam a ser anunciadas, dentre elas, o Encontrão dos Aposentados que será realizado no dia 5 de dezembro e o tradicional reveillon da AABB, que vem sendo projetado, com muito carinho, pela Vice-Presidência Social do Clube. A Secretaria já está recebendo reservas de mesas.
Um abraço e tenham boa leitura desta edição.
|
| Voltar |
| |
| ::Aniversariantes |
NOITE ALEMÃ NA FESTA
DOS ANIVERSARIANTES
Os aniversariantes do mês de Outubro fizeram a festa sob o colorido tricolor amarelo, preto e vermelho da bandeira alemã. A música da banda “Pingos e Gotas” agradou aos dançarinos com um repertório mais pra brasileiro que pros lados da terra do salsichão e do “chucruts”. Mas o chope rolou à vontade e a alegria contagiante dos aniversariantes e seus convidados tornaram uma noite pra lá de gostosa. Parabéns a todos.
Em novembro, os aniversariantes do mês terão muita surpresa com a noite árabe, que será realizada no dia 23, sexta-feira, na qual além das danças típicas será apresentado um cardápio variado de pratos e doces muito apreciados na terra das arábias.
|
| Voltar |
|
::
Coral da AABB |
BELA APRESENTAÇÃO DO CORAL NO GINÁSTICO
Por Miguel Amado (*)
E a escalada para o ápice da perfeição continua. Assim foi a magnífica
apresentação do Coral da AABB-Rio, no dia 03/10, próximo passado, no Clube Ginástico Português, em sua sede do Centro da cidade, sob a regência do competente maestro Yan, acompanhado do músico Emerson Ribeiro.
Estiveram presentes, também, os corais Madrigal Cantate Deo – Banco Central – Inmetro e o do Clube Ginástico, com lindos repertórios para uma platéia selecionada, lotando o Salão Nobre.
O presidente da AABB-Rio, sr. Odali e diversos associados prestigiaram com suas presenças.
Foi mais uma noite feliz e nossos coralistas cantaram alegremente com os corações floridos de amor. Ninguém triste, todos cantando e sorrindo, numa alegria contagiante e o grupo continua a vencer todos os desafios com garra e orgulho.
Após a apresentação, nossos coralistas foram homenageados com a medalha de ordem do clube e o maestro Yan recebeu o seu lindo troféu.
Ao final do evento, os grupos foram brindados com um delicioso serviço de buffet.
Com apenas um ano e meio de vida, o grupo já ocupa um sólido lugar nas atividades sociais e culturais da AABB-Rio. Nossos sinceros parabéns.
Coralistas da AABB-Rio continuem nessa estrada de sucesso!
(*) Colaborador e sócio da AABB-Rio. |
| Voltar |
:: Dia das Crianças |
A DOCE ALGAZARRA
DO DIA DAS CRIANÇAS
Fotos de Carlos Cardoso
A festa das crianças é um dos eventos temáticos da AABB de maior movimentação na sede social. Os felizes pais acompanham seus rebentos nas brincadeiras e folguedos, nas diversões do grande parque infantil que se instala nas dependências do Clube. Picolés, sorvetes, refrigerantes e o concorrido carrinho de pipocas completaram a doce algazarra dos pequeninos que tiveram um dia de grandes alegrias, divertindo-se no teatrinho, na cama elástica, na piscina de bolas coloridas, nos brinquedos do parquinho, na piscina de areia, enfim, até na Biblioteca, onde os pequenos intelectuais foram pesquisar e ler as novidades literárias.
Uma surpresa muito agradável foi a apresentação do Coral Infantil da Igreja de NS da Ressureição, cujos componentes exibiram seu canto com brilhantismo, merecendo demorados aplausos da assistência. Os pais, também, puderam aplaudir os artistas, que se apresentaram no palco da pérgula da piscina, sob o comando do tecladista/maestro Luizinho Santos. |
| Voltar |
|
::
Encontrão |
APOSENTADOS MARCARAM
ENCONTRO NA AABB
O Encontrão dos Aposentados já vem recebendo novas adesões, como aconteceu no dia 01/10, quando novos colegas compareceram ao evento, realizado no Salão Nobre.
Para atender ao pedido de vários colegas, os próximos passarão a ser realizados na primeira quarta-feira feira do mês. Justifica-se pelo fato de que o Clube nesse dia terá seu funcionamento normal estendendo-se o horário que antes era interrompido, pois o Clube na segunda-feira só é aberto para manutenção.
Desse modo o próximo Encontrão será no dia 07/11, quarta-feira, para o qual estão sendo convidados todos os colegas aposentados, pensionistas, companheiros da ativa e seus familiares, mesmo não sendo sócios da AABB.
|
| Voltar |
|
::
Jesab |
FUTSAL E FUTVÔLEI CAMPEÕES EM VALENÇA
Por João José Pereira (*)
Fotos digitais
Aconteceu, nos dias 6 e 7/10, na cidade de Valença (RJ), mais uma jornada esportiva estadual das AABBs (JESAB), da qual participaram as AABBs de Valença, Rio de Janeiro, Niterói, Três Rios e Itaperuna. Calculamos que essa competição atraiu um público de aproximadamente 550 pessoas, todos com astral bem alto, ajudando o clima de confraternização, pretendido para a competição.
Competindo com as equipes de Futsal, de Futvôlei e de Sinuca, a AABB-Rio conquistou um bonito troféu de campeão de futsal, medalhas de bi-campeão de futvôlei e o título de vice-campeão de sinuca.
A equipe de futsal conquistou o título com os seguintes atletas: Marquinho (goleiro), Tato, Bruno, Robertinho,Luizinho, Marcio, técnico Prof. Rogério Vilela, Russo (Roupeiro).
Os bi-campeões do futvôlei foram Rafael e Bruno e na sinuca, jogou José Ricardo Gasparini.
A organização do evento recebeu merecidos elogios, uma vez que nada faltou aos participantes, que tiveram boa comida, horários bem definidos e os colaboradores sempre solícitos. A AABB-Rio irá agora para a próxima fase, que são as Jornadas Esportivas Regionais das AABBs (JERAB), a serem realizados em Vitória-ES, para depois ir para a final em Brasília-DF.
(*) Vice-Presidente de Esportes e Chefe da Delegação do Rio de Janeiro.
|
| Voltar |
::
Natação |
A escolinha de natação da AABB também comemorou o Dia das Crianças, promovendo no domingo, 20/10, brincadeiras sadias na água e competições entre os toquinhas coloridas. A algazarra foi grande e os futuros campeões das piscinas divertiram-se a valer sob as vistas de seus instrutores.
Atletas da AABB-Rio aguardam
convocação para Seleção Carioca.
Após a realização da IV Rodada do Circuito Inter-regional, na qual vários atletas da AABB obtiveram excelentes resultados, as técnicas Patrícia Ottero e Virginia Pedrosa aguardam ansiosas a convocação da equipe carioca que disputará o Campeonato Estadual de Seleções Regionais, a ser disputado nos dias 24 e 25 de Novembro na cidade de Araruama.
As preparadoras estão confiantes na convocação de vários atletas da equipe da AABB-Rio, visto que conquistaram vitórias e recordes durante o importante Circuito. Ressalte-se que na última rodada a equipe conquistou nada menos do que 12 medalhas de ouro, 24 de prata e 45 de bronze.
Ficamos na expectativa da convocação, torcendo por nossos atletas, e, desde já damos os nossos parabéns a todos os nadadores que durante o ano enfrentaram chuva, frio e calor, treinando e se dedicando para representar com muita garra e determinação o nosso clube nas piscinas.
|
| Voltar |
::
Sociais |
ENLACE MATRIMONIAL
Realizou-se no dia 29/09/07, em nossa cidade, o enlace matrimonial dos jovens Andréia e Bruno. A noiva é filha do casal Reinaldo Capilé de Souza e Marília Morais Capilé de Souza e o noivo é filho do conselheiro da AABB, Raimundo da Cunha Castro e de sua digna esposa Maria da Conceição Dias Castro.
A cerimônia religiosa foi celebrada na Paróquia de Nossa Senhora do Brasil, na Urca, e os noivos receberam os parabéns na recepção que ofereceram no Salão Nobre da AABB.
FONTINHA: ANIVERSÁRIO EM DOSE DUPLA
Este ano, o natalício de nosso associado Antonio Pereira Fontinha Filho teve direito a bis.
No dia 4 de outubro, reunidos, no bar da piscina, como acontece semanalmente, seus amigos e participantes das tradicionais peladas de vôlei máster prestaram-lhe as homenagens pelo seu aniversário, que transcorreu naquele dia. Como sempre, as pastas e salgados, preparados por sua esposa Sônia, e o “scotch” de primeira qualidade foram destaques na festa...
Na terça-feira da semana seguinte, a comemoração se repetiu com os
componentes do Coral da AABB, do qual o Fontinha e a Sônia são figurantes.
Ao aniversariante, nossos votos de muitas felicidades.
CASADO FESTEJA MAIS UM ANIVERSÁRIO
Na passagem de mais um ano de sua existência, Sidiomar Casado Lins, o nosso conhecido Casado, recebeu os amigos e “peladeiros” do clube para com ele comemorar a sua data natalícia.
Desta vez, a festa foi realizada nas churrasqueiras, cujo espaço tem o nome do nosso homenageado. Grande amigo de todos, e de espírito agregador, não faltaram companheiros e autoridades da associação para prestar-lhe as merecidas homenagens.
Um variado cardápio, churrasco de primeira qualidade e bebida farta foram ingredientes que fizeram a alegria dos presentes.
Na parte musical, que não poderia faltar, um afinadíssimo grupo de cantores da casa, acompanhados por excelente “regional”, executou variados ritmos do cancioneiro popular do agrado de nosso homenageado.
A Revista parabeniza o conselheiro aniversariante e o Clube se sente orgulhoso por ele fazer parte de seu quadro social.
CRAQUES DA “PELADA” FIZERAM ANOS
No mês de Setembro foram tantas as comemorações de aniversários que ficamos devendo as homenagens aos craques veteranos ‘peladeiros” que vêm participar da sempre alegre disputa amistosa de futebol, no minicampo da AABB. São eles: Miguel Diógenes (01/09), Hélio Alonso (08/09), Júlio Alt (10/09), Antônio Freitas (13/09), Aranha (16/09), Hugo Remudo (20/09) e José Carlos Vasconcellos (25/09). Um grande abraço a esse festejado grupo.
|
| Voltar |
:: Torneio de Tênis |
“NEW GENERATION OPEN” DE TÊNIS.
Foto digital
Foi realizado, nos dias 21, 22 e 23 de setembro, o “1º New Generation Open” de Tênis da AABB, com a participação dos atletas infanto–juvenis do Clube. O objetivo foi integrar os jovens atletas da AABB, visando a promover a prática do tênis no Clube. O torneio aconteceu com o sucesso que se esperava, e teve na organização os Professores Regnier Azevedo e Rogério Vilela, apoiados pela Vice-Presidência Desportiva e pelo DETEC.
Cumpridos os jogos da tabela, os atletas obtiveram as seguintes colocações:
CATEGORIA ATÉ 13 ANOS - Campeão – Artur; Vice - Leo;
CATEGORIA ATÉ 21ANOS - Campeão – Renato; Vice – Maninho.
|
| Voltar |
:: VII
Salão Poético da AABB |
A sétima edição do concorrido Salão Poético da AABB foi realizada no dia 21/10, no Salão Margarida, ocasião em que foi prestada uma emocionante homenagem ao conselheiro e patrono da Biblioteca da AABB, o escritor e poeta Alexandre Caminha de Castro Monteiro.
Sob a vibrante coordenação de Eurídice Hespanhol, Regina Gonzáles e Marcelo Ottoni, a tarde/noite da poesia teve um programa variado que constou, em primeiro lugar, de uma saudação ao homenageado e Caminha agradeceu comovido. Seguiu-se a apresentação do grupo vocal “Tangará”, dirigido pelo maestro Yan Guimarães; o lançamento do livro "Apenas isso e algo mais", de Andressa Lê Savoldi; a audição do pequeno grande saxofonista Alexandre Mello Savoldi, de 13 anos de idade; a performance do grupo “Novos Uivos”, com Instintiva Lavnada.
A grande programação, que prestou um tributo aos poetas pelo Dia a eles dedicado, encerrou-se com o desfile de dezenas de poetas e declamadores que mostraram a sua arte e receberam os merecidos aplausos dos presentes.
|
| Voltar |
::
Somos todos imortais |
SOMOS TODOS IMORTAIS!
Por Aciléa Pinto da Cunha (*)
E, de repente você não tem mais identidade, você é o “corpo”. O corpo do fulano, do sicrano, do beltrano. Acaba a carteira de identidade, certidões, diplomas, tudo é descartado, junto com você que é incinerado ou sepultado.
Seria muito triste se realmente fosse esse nosso fim. Porém, queiram ou não os ateus, temos um corpo e uma alma. Ela vai com nosso espírito para o lado de lá, o lado invisível, não palpável, mas tão atuante quanto o nosso.
Me vem à memória uma estória contada por minha avó, que por sua vez ouvira de sua avó ou seja minha tataravó.
Foi assim: tinha minha tataravó uma grande amiga, recolhida à casa de repouso ou asilo. Certa tarde de outono, chuvosa e cinzenta, foi visitá-la. Em lá chegando, a senhora estava muito tristonha e resolveu contar sua vida para a amiga. Começou relatando como fora uma artista renomada outrora. Cantora adulada e célebre devia tudo ao seu professor que a orientou e a introduziu no mundo da ópera, levando-a a cantar para reis e príncipes. Ele era bem mais velho e um dia pediu-a em casamento. Porém, ela estaria apaixonada por um colega tenor principiante.
Relutante e desesperada, não teve como decepcionar aquele que tanto fizera por ela e aceitou. Fiel permaneceu por 5 anos viajando pelo mundo em turnês.. Quando regressou teve que enfrentar o passado e se viu contracenando com a paixão de outrora. Entre declaração de amor no palco, tudo se repetiria na vida real. Tomou coragem e enfrentou o marido pedindo divórcio. Ele nada respondeu. Estavam no quarto, ele fechou a porta e saiu dizendo que ela estaria livre. Ela teve um pressentimento súbito e, imediatamente, seguiu-o e viu-o ir para a casa do seu amado. E quando se aproximava de lá escutou um estampido. Correu, cruzou com o ex-marido com uma arma fumegante na mão. Deu um grito e chegou a tempo de ver seu amor morrer em seus braços.
Mudou para esta pequena cidade onde vivia anônima. Parece que a emoção fora muito forte ao relatar sua vida e a pobre anciã baixou a cabeça e veio a falecer.
Surpreendentemente, contou minha tataravó, surgiu, nesse momento, uma luz forte e visualizou ela a figura de um lindo moço, vestido à antiga, com um sorriso feliz nos lábios, que cheio de alegria se aproximava. E ela viu, também, surpresa, sair do corpo moribundo, a figura de uma bela moça, vestida com roupas finas e jóias, abraçar-se ao rapaz e de mãos dadas desaparecerem assim como surgiram..
Assim a minha avó passou para mim esta maravilhosa estória. E eu acredito.
Como ignorar que existe vida após a morte? Como ignorar que o amor é a fonte da vida?
Hoje, neste mês de novembro, celebrando o Dia dos Mortos, eu afirmo que o espírito é eterno. Efêmero e passageiro é o corpo.
Somos todos IMORTAIS!
|
| Voltar |
::
Bazar |
BAZAR DE NATAL
A Comissão Feminina da AABB está organizando, para os dias 7, 8 e 9/12, um grande Bazar de Natal, que acontece todos os anos, cujo objetivo é angariar fundos para adquirir mantimentos a serem distribuídos aos menos favorecidos.
Serão distribuídos em mesas e baias no Salão de Granito e os interessados poderão obter mais informações na Secretaria do Clube.
|
| Voltar |
::
Cantinho da Poesia |
Por Miralda Perillier
(Ao André, as minhas saudades...)
A poesia que lhes trago hoje é lembrança do meu tempo de criança, cujos versos musicados eram cantados por meu pai, os quais nunca esqueci.
SAUDADES
Saudades mal estar que se bem diz
Que fere mas não deixa cicatriz.
Saudades doce bem que nos tortura
Que o coração maltrata com doçura.
Saudades que trouxe aqui.
Saudades de beijar a ti.
Saudades do tempo passado.
Do tempo em que fui amado.
Saudades quem é que não tem?
Só mesmo alguém que nunca quis bem.
|
| Voltar |
::
Cassi |
CONSELHO DE USUÁRIOS DA CASSI (*) Eurico Gabriel Martins FerreiraDICA DE SAÚDE : ASMA
Aqui estão alguns modos para manter a casa livre de substâncias que poderiam tornar sua respiração mais difícil e sua vida menos saudável:
Cuidados com sua roupa de cama:
- Forre o colchão e travesseiros com coberturas de plástico com zíperes.
- Lave as roupas de cama uma vez por semana em água quente.
- Lave cuidadosamente os travesseiros a seco uma vez por mês.
Ter um animal de estimação pode não ser uma boa idéia. Mas se tiver, dê banho todas as semanas.
Cuidados gerais a serem tomados:
- Fique longe de mofo e outras coisas que o prejudiquem.
- Se fizer uso de vaporizador, limpe-o freqüentemente.
- Fique em lugar seguro quando a umidade ou a concentração de pólen é alta.
- Use ar condicionado para esfriar sua casa em vez de janelas abertas.
- Fique longe de fumaça de cigarro.
- Tome seus medicamentos exatamente como a recomendação médica.
Procure ajuda médica imediatamente se:
- Tossir, chiar ou estiver com falta de ar, até mesmo usando o remédio.
- Estiver resfriado ou com outra infecção respiratória.
- Tiver que usar a bombinha mais do que seis vezes por dia.
Procure a Equipe Saúde da Família!
Fonte: http:/bvsms.saude.gov
Transcrito: Módulo CASSI - Copacabana
(*) Membro do Conselho de Usuários da CASSI e Conselho Deliberativo da AABB-Rio.
|
| Voltar |
::
Desfile |
ALMOÇO COM DESFILE DE MODA
A Comissão Feminina estará promovendo no dia 22/11, um almoço acompanhado de um Desfile de Moda, com as mais recentes criações da Tuto Belle Boutique.
O evento está previsto para começar às 13 horas e as reservas e outras informações
Poderão ser obtidas na Secretaria do Clube.
|
| Voltar |
::
Eleições AAFBB |
AAFBB REALIZA ELEIÇÕES
COM VOTAÇÃO NACIONAL
Faz algumas dezenas de anos que o associado da AAFBB - Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil não tem a sensação de escolher o nome de sua preferência para dirigir os destinos de sua entidade. Passaram-se 56 anos de sua fundação, essa instituição pioneira que representa os aposentados e pensionistas, em todas as cidades do Páis, cresceu despreocupadamente num tempo de bonança, arrebanhando para suas hostes um contingente apreciável de aproximadamente 32 mil sócios, mas já foram perto de 50 mil. Os tempos mudaram, e hoje há uma preocupação enorme com a defesa dos direitos adquiridos e a manutenção do “status” financeiro, fruto de uma poupança feita ao longo de sua vida laboral, o que leva a exigir que surjam grupamentos com idéias novas e disposição de dar ânimo novo à Associação. Por isso, neste novembro, duas chapas vão concorrer a uma disputa que vai mexer com as estruturas da entidade. A Chapa 1 – Perseverança conduz uma bandeira nitidamente conservadora, liderada por Gilberto Santiago que já dirigiu a entidade em dois mandatos anteriores e a Chapa 2 – Amigos da AAFBB defende uma política de renovação, encabeçada pelo presidente Odali Dias Cardoso que é candidato à reeleição.
Numa eleição, notadamente aquela da qual fazem parte companheiros de correntes ideológicas diferentes, há um enorme cuidado para que os calorosos debates não enveredem pelos caminhos tortuosos das divergências pessoais, construindo áreas de atrito, cujo desfecho leva a abrir feridas difíceis de serem saradas. Essa visão nos foi passada por lideranças das mais diversas capitais do País.
Estarão aptos a votar os aposentados e pensionistas que pagaram mensalidades no mês de maio último. A votação será feita através de cédulas já remetidas pelos Correios para todo o Brasil, inclusive para os eleitores do Rio de Janeiro, juntamente com três envelopes. O primeiro endereçado a cada eleitor conterá os dois outros envelopes e a cédula de votação. O segundo terá impresso o endereço da AAFBB, como destinatária, e do remetente com a impressão de tarifa paga. O terceiro, de tamanho menor, conterá a palavra VOTO, no qual o eleitor colocará a cédula assinalada com o “xis” no quadrado da chapa de sua preferência que fechado o colocará dentro do segundo envelope que, também, após fechado, será entregue nos Correios, de modo que deva chegar ao destino, impreterivelmente, até o dia 21/11/2007, conforme o Edital de Convocação.
|
| Voltar |
::
Instruções de como Votar |
AAFBB- ELEIÇÕES/2007INSTRUÇÕES DE COMO VOTAR
Por decisão do Conselho Deliberativo da AAFBB (CODEL) nº 10/2007, em reunião de 09/07/2007, as eleições a serem realizadas neste mês de novembro para preencher os cargos do CODEL, do CONFI e do CADMI, serão feitas exclusivamente por CORRESPONDÊNCIA postadas nos Correios.
A Comissão Eleitoral distribuiu as seguintes instruções:
- você está recebendo, junto a estas normas:
- um envelope (B), para resposta, já endereçado à AAFBB com porte já pago e mencionando seu nome como o do remetente;
- um segundo envelope, menor, onde está impressa a palavra VOTO;
- um exemplar de cada Chapa inscrita, pra seu pleno conhecimento; e
- a cédula única, com menção das Chapas.
- leia com atenção estas instruções, escolha a Chapa de sua preferência e marque, na cédula com um X o quadrado à mesma correspondente. (não faça nenhuma outra marca, risco ou assinatura, na cédula ou no envelope, para não anular seu voto);
- dobre a cédula ao meio e coloque-a dentro do envelope pequeno, impresso com a palavra VOTO e feche-o;
4. coloque o envelope VOTO, assim fechado (e somente ele), dentro do envelope (B) maior, de resposta. Feche-o devidamente e poste-o, imediatamente, em qualquer agência dos Correios de forma a garantir que ele seja recebido na Sede da AAFBB, do Rio de Janeiro, impreterivelmente até às 17:00 horas do dia 21 (vinte e um) de novembro de 2007.
- assim procedendo, estará completada sua participação nesta eleição, pelo que lhe agradecemos e desejamos boa sorte.
Rio de Janeiro - RJ, outubro de 2007.
a) Comissão Eleitoral
|
| Voltar |
:: Louvor aos aniversariantes |
LOUVOR AOS ANIVERSARIANTES
Por Alexandre Caminha de Castro Monteiro
A ocasião é apropriada quando sou homenageado pelo trabalho que realizei ao longo destes anos e porque em agosto último cheguei aos 90 anos de caminhada. Apoiado pela “Velha Guarda” quantos brilhos foram doados à AABB, quantos livros e poemas encheram as tardes culturais. Numa luta insana em busca da saúde, impossibilitado de comparecer a todos os eventos programados, mas, ainda produzi uma homenagem aos aniversariantes que todos os meses enchem os salões da AABB, para festejar com os parentes e amigos o seu natalício.
Atenção, aniversariantes, parantes, amigos e irmãos!
Acaba de acontecer fato de repercussão,
Que a mim caberia cantar em lindos versos
Se Luzes tivesse para melhorar a inspiração!
Acudam, todos os meus Santos protetores,
Apóstolos, Virgens, Guias e Arcanjos
Melhorai a força do meu pouco saber
Para encontrar palavras, rimase cantos.
Quisera ter o estro do Jobim e do Vinicius
Para louvar os aniversariantes em versos de primeira
Como nada disso possuo, mas apenas sonhos,
Uso para arranjo, velha rima de Bandeira.
Aniversariantes...
Louvo seu desempenho profissional,
Sua capacidade de luta e de ação,
Sua aliança com colegas e com o BB – parceria leal –
Como a demonstrar a força desta união.
Louvo a sua Familia formada – o tempo passando,
Dos filhos e netos – cumprida a missão,
Da AABB e festas – a recordação,
Dos grupos de amigos – saudade e emoção.
Louvo grato à massa desse Clube
Que proporciona relações familiares e com superiores
E que também deram chances variadas
A desfrutar cada um, seus feitos e valores.
Louvo ao SENHOR que aqui nos permitiu
E em meio a tanta gente que amamos,
Agradecer-Lhe a Graça desse momento
Que é dos que no coração guardamos.
Rogamos, por fim, ao SENHOR
Que dê a você, aniversariante,
Muitos anos de vida
com muita PAZ e AMOR!
|
| Voltar |
::
Registro |
AUTÊNTICO GINASTA
Ao cumprir o seu mandato, na presidência do R.S. Clube Ginástico Português, Nilton Pereira incluiu no Relatório da Diretoria, relativo ao período de junho/2006 a maio/2007, um registro especial ao escritor e jornalista Kepler Alves Borges, assessor de imprensa e Grande Benemérito do Ginástico. Diz a nota: “A Presidência do Clube não poderia deixar de fazer um registro muito especial a respeito da valiosa colaboração prestada durante todo o exercício pelo Grande Benemérito Kepler Alves Borges. Participante ativo das reuniões da Diretoria e também sempre presente nas diversas atividades do Clube, sejam sociais, artísticas, culturais e desportivas, esse valoroso Amigo sempre manteve uma estreita relação com esta Presidência, assessorando-a em grandes momentos e costumeiramente mantendo uma postura das mais dignificantes. Homem dotado de grande cultura e discernimento é notória sua lhaneza de trato com as personalidades presentes à nossa Sede. Já prestou os mais relevantes serviços ao Clube ao longo de sua trajetória como autêntico ginasta. Convictos estamos de que esse abnegado e valoroso Amigo continuará dando uma parcela de si em prol da nossa centenária Instituição”. Kepler Borges é colega aposentado e associado da AABB, a quem enviamos um grande abraço.
SABORES DO FRANGO
Nos tempos corridos de hoje, não só a dona-de-casa moderna como, também, a funcionária que é dona da casa, procura ganhar tempo com as facilidades que a indústria, o comércio e os serviços lhe proporcionam no dia-a-dia. Assim é que surgiu o “Rocambole de Frango”, finamente preparado em ambiente bem condicionado, pronto para ser levado ao forno e posteriormente consumido. Os recheios são de vários sabores como ricota, espinafre, abacaxi e ameixa, bacon, ricota com orégano, catupiry, ricota, lingüiça calabreza, farofa com ameixa, bacon com ameixa, queijo e presunto, legumes e muito mais. Para adquirir é só ligar para o Washinton, que o atenderá pelos telefones: 9299-8893 ou 7835-2230.
BAZAR DE MODA E ARTE
No próximo dia 4/11, domingo, no salão de granito, da AABB, voltará a ser realizada a feira de moda, arte e artesanato, organizada pela agência Eclética Moda & Arte. João Luís, um dos responsáveis pela amostra, avisa que muitas novidades, como lingerie, bijuterias, decoração, acessórios de cama, mesa e banho, serão expostas nos diversos “stands”, no horário que vai de 11:00h às 19:00h. Qualquer informação sobre esse evento poderá ser dada pelos telefones 2278-0870.- 9202-5367 e 8672-7903.
|
| Voltar |
::
Turismo |
Conheça primeiro o Brasil
Fotos digitais (5)
SUA CIDADE, SEU ESTADO:
RIO DE JANEIRO - A CIDADE DO TURISMO HISTÓRICO
Prof. Hélio Alonso (*)
Fotos: Lauro Alonso Filho
Ruas Centenárias do Rio de Janeiro (II) – Praça da República
A Praça da República é rica em construções históricas e culturais. Separada das praças Cristiano Otoni e Duque de Caxias pela Avenida Presidente Vargas, faz esquina com as ruas Vinte de Abril e dos Inválidos. Ocupando todo o espaço central da Praça, encontra-se o majestoso Campo de Sant’Ana, objeto do presente artigo.
No início, a região era coberta de ervas rasteiras e cajueiros. Formada de terreno arenoso, ia até a Lagoa da Sentinela, no Caminho de Mata Porcos (Frei Caneca). Mais tarde, foi aterrada pelo Conde de Resende, vice-rei do Brasil. Ainda no início do séc. XVII, o local, além da Rua da Vala (hoje Uruguaiana), era um campo de serventia pública, onde pastavam os animais dos primeiros moradores. Em 1649, foi arrendado para a guarda do gado que se destinava ao matadouro. O espaço compreendido entre a Praça da República e Uruguaiana era um vasto descampado formado de brejos e pântanos intitulado Campo da Cidade.
A Confraria de Negros de São Domingos, que após desentendimento com os cônegos da Sé teve que procurar um novo local para cultuar seu padroeiro, recebeu como doação da Câmara um terreno na região e ali ergueu uma capela em sua homenagem. A partir daí, o lugar passou a denominar-se Campo de São Domingos.
Tempos depois, formaram-se na área chácaras para criação e plantação. O primeiro desmembramento se deu com o crescimento e união das fazendas de Mendes de Almeida e Gonçalo Nunes, que acabaram por dividir a região em Rossio Grande ou Rossio da Cidade – atual Praça Tiradentes - e Campo de São Domingos.
Porém, foi uma nova disputa religiosa, dessa vez entre Dominicanos e a Irmandade de Sant’Ana, que fez o lugar receber o nome que tem hoje em dia. A Irmandade, que mantinha a imagem da padroeira num dos altares da Capela de São Domingos, foi expulsa da igreja pelos Dominicanos. Tendo recebido do Cônego Antônio Pereira da Cunha terras onde hoje se encontra a Estação Ferroviária D. Pedro II, os Santanistas ergueram sua própria igreja. A partir daí, o nome se estendeu por toda região, principalmente em função da decadência gradual e o conseqüente desaparecimento da irmandade de São Domingos.
Após a chegada da Família Real e sua comitiva ao Rio de Janeiro, tudo começou a mudar. Em maio de 1808, quatro meses depois que a Corte chegou ao Rio de Janeiro, Paulo Fernandes Viana foi nomeado Intendente-Geral da Polícia. Suas funções eram mais amplas que a denominação do cargo poderia dar a entender. Dentre os benefícios que prestou à cidade, podem-se destacar a construção de dois chafarizes e um esplêndido jardim.
Nessa época, o abastecimento de água no Rio de Janeiro Antigo dependia muito dos chafarizes, onde os aguadeiros enchiam as pipas instaladas em carroças e vendiam pelas ruas àqueles que não tinham meios de ir buscá-la. Além disso, o Intendente canalizou o Rio Maracanã, trazendo-o ao centro do Campo de Sant’Ana para alimentar uma fonte pública, conhecida mais tarde como chafariz das lavadeiras. Ali perto, havia um picadeiro em que os soldados se exercitavam e os cocheiros de seges e tílbures prestavam exame de habilitação.
No período de 1871 a 1875, foi nomeada uma comissão para propor medidas de melhoramentos e embelezamento da cidade. Desse projeto constava a recomendação de transformar o Campo de Sant’Ana em um parque ajardinado. Convidou-se então o famoso arquiteto paisagista francês Auguste François Marie Glaziou para realizar o trabalho, o mesmo que projetou o Passeio Público. Embora o antigo chafariz construído em 1818 e inaugurado por D. João VI tenha sido demolido, o resultado foi esse que podemos ver até hoje: um belo parque ajardinado com grutas e lagos, frondosas árvores seculares, cercado por um gradil de ferro, com portões artisticamente trabalhados, em cada um dos seus lados e habitado por cotias, pavões e outras aves.
Não havia no Rio Antigo muitas festas. Algumas se realizavam no Largo do Paço (Praça Quinze de Novembro), mas aquelas com público maior começaram a ser feitas no Campo de Sant’Ana. Por isso, ali foi construído um palacete de madeira para a Família Real e seus convidados assistirem aos espetáculos, havendo em volta um grande anfiteatro. Das diversas festas que lá ocorreram, houve a aclamação de D. João VI Rei de Portugal, Brasil e Algarve, em 1818. A primeira comemoração se realizou no Largo do Paço e a segunda, com número maior de pessoas, é que foi no
Campo de Sant’Ana. E essa segunda festa, em 12 de outubro, celebrou também o aniversário de D. Pedro.
Quatro anos depois foi a vez da aclamação de D. Pedro I como Imperador Constitucional do Brasil. Proclamada a Independência no mês anterior, o mais novo Imperador foi recebido na Praça entre grandes manifestações de aplauso popular. A 22 de outubro determinou a mudança do nome de Campo de Sant’Ana para Campo da Aclamação, mas o povo continuou usando o primeiro nome.
Em 1830, realizou-se no palacete da aclamação um grande espetáculo de fogos de artifício para celebrar o segundo casamento de D. Pedro I, agora com D. Amélia. A popularidade do imperador começava a cair. No ano seguinte, em 7 de abril, consta que o povo reuniu-se ali para protestar contra a nomeação do novo Ministério. Voltando da Quinta da Boa Vista, trouxe o Major Miguel de Frias a contundente carta-resposta de abdicação do Imperador. No mesmo dia, no Senado, que funcionava nesta mesma praça, foram eleitos os regentes do Governo até a declaração da maioridade do herdeiro do trono.
A maioridade de D. Pedro II foi proclamada em 1841 e programou-se uma grande festa de fogos de artifício. Entretanto, uma grande explosão no pavilhão dos materiais da festa, causada por fogo que atingiu a pólvora armazenada, destruiu completamente o palacete da aclamação que nunca mais foi reconstruído.
Dentre tantos acontecimentos importantes para a vida nacional, o maior deles ocorrido no Campo de Sant’Ana foi, sem dúvida, a Proclamação da República, a 15 de novembro de 1889. O ministério estava reunido no quartel-general, sob a presidência do Visconde Ouro Preto, quando chegaram notícias de que tropas rebeladas rumavam para o Centro da Cidade, sob o comando de Deodoro da Fonseca. Os ministros pretendiam reagir com o apoio das tropas aquarteladas, comandadas por Floriano Peixoto.
À chegada de Deodoro ao local onde estavam reunidos, Floriano Peixoto desceu e abriu os portões, aderindo ao movimento. Após um áspero diálogo com o Visconde de Ouro Preto, Deodoro declarou deposto o Ministério pelas Forças Armadas. À saída do quartel, estimulado por Benjamin Constant, que o acompanhava desde o início montado em seu cavalo, Deodoro, diante da tropa formada, teria dito “Viva a República”. E assim se teria extinguido no Brasil o Regime Monárquico.
Outra versão conta que Deodoro estava muito doente e que, depois da deposição dos Ministros, voltou para sua casa – atual Museu do Exército - onde junto com o grupo Pró-República declarou proclamada a República Brasileira. Fato é que, em janeiro de 1890, o governo provisório determinou a mudança do nome de Praça da Aclamação para Praça da República.
No próximo artigo, falaremos de outros monumentos históricos que ficam em torno da Praça da República: Gafieira Elite, Hospital Souza Aguiar, Largo do Caco, Faculdade de Direito da UFRJ, Rádio MEC, Arquivo Nacional, Museu do Exército – Central do Brasil, Ministério do Exército, Panteon Duque de Caxias, Biblioteca Pública, Igreja de São Jorge, prédio antigo da Casa da Moeda, Tribunal de Contas, Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas (Suesc), Igreja João de Deus e Quartel do Corpo de Bombeiros.
Bibliografia:
- Rio Antigo – Roteiro Turístico-Cultural do Centro da Cidade - Embratur/AGGS - Indústrias Gráficas S.A.
- História das Ruas do Rio – Brasil Gerson – Editora Nova Aguilar S.A. - 2000
(*) Diretor da Faculdade de Turismo da Facha – Faculdades Integradas Hélio Alonso –, da Agência de Turismo Heliotur e sócio-comunitário da AABB-Rio nº 1
|
| Voltar |
|
|