11 de Março de 2020

Você sabia que há uma diferença entre ELOGIO e ENCORAJAMENTO?

O ELOGIO está ligado a uma ação pontual que não valoriza a atuação da criança. Além disso, fala muito mais sobre o sentimento e a opinião de quem faz o elogio, do que, de fato, sobre o comportamento ou a atitude da criança.

Já o ENCORAJAMENTO atinge diretamente a tomada de decisão da criança, a autorresponsabilidade e a autonomia. Refere-se à atitude e ao empenho da criança com caráter duradouro e permanente.


ELOGIO

“Adorei o seu vestido! Ficou lindo!”
(Expressa a sua opinião sobre o vestido)

ENCORAJAMENTO

“Você escolheu bem seu vestido. Ficou lindo!
(Fala sobre a ação na escolha do vestido)

ELOGIO

“Você tirou nota 10! Estou orgulhosa de você!”
(Expressa o seu sentimento de orgulho)

ENCORAJAMENTO

“Você estudou e se empenhou muito. Pode se orgulhar da nota 10!”
(Fala sobre a ação de se dedicar e estudar)

Perceberam a diferença? O encorajamento reforça o comportamento positivo que gera uma ação duradoura com resultado no futuro. Já o elogio é passageiro e cria uma relação de recompensa e necessidade de aceitação por parte da criança.


Os pais podem adotar a prática de incentivar e valorizar as atitudes dos seus filhos de forma positiva. Mas lembrem-se de não fazer elogios vazios. O objetivo é ENCORAJAR a criança, transmitindo confiança nela e reconhecendo seus feitos! Já os elogios são frases vazias e sem fundamento sólidos que valorizem, de fato, o desempenho ou comportamento dos seus filhos.


O elogio, diferente do encorajamento, funciona, temporariamente, e motiva o bom comportamento, mas, a longo prazo, ele não produz resultados efetivos.porém não colabora e não inspira seu filho a decidir sobre ele mesmo.  Se, de fato, aquelas palavras agregam valor ao que ele acredita como sendo sua forma de pensar e se ver dentro do sistema familiar.


Normalmente, a criança focada em elogios tende a precisar da aprovação de todos. Por outro lado, já o encorajamento produz um efeito de empoderamento, de fortalecimento da criança ou adolescente.


Segundo a Disciplina Positivae a abordagem coacing infantil, o encorajamento permite que as crianças percebam o quanto são capazes, além de valorizar o esforço delas, em vez de focar na perfeição ou em agradar os outros!


Querem saber mais sobre abordagem coaching e disciplina positiva, fiquem ligados aqui e enviem sugestões de temas para eu abordar! 

Sobre a autora

Sou Jusley Valle, sou coach, Kidcoach, especializada em Coaching Infantil e Disciplina Positiva, coaching para escolas e professores, mentoria para pais e palestrante. Querem saber mais? Acessem minhas redes sociais @jusleyvallecoach e o meu site www.jusleyvallecoach.com/.

Fiquem atentos aqui e nas minhas redes sociais. Com o Coaching Infantil e a Disciplina Positiva, eu posso apoiar vocês no desafio de educar seus filhos e promover qualidade de vida nas famílias. Contem comigo!

jusley-2.jpg
Compartilhar:

Comentários