07 de Novembro de 2025

Ginástica Energética na AABB-Rio é matéria no site 50 e mais

Confira abaixo a matéria publicada no site 50 e mais.


O prazer de viver renovado em cada aula


Sob a orientação firme da fisioterapeuta Ana Lúcia, o exercício físico
proporciona disposição e enorme bem estar


Maya Santana
50emais

Quando era bem pequenina ficava olhando a minha mãe fazer exercícios físicos, enquanto desempenhava as funções domésticas. Ela gostava muito de, parada perto do quarador, fazer flexões: com os braços estendidos, conseguia tocar as pontas dos dedos no chão.


Eu não entendia bem por que ela fazia aquilo, mas me encantava com aqueles movimentos suaves, repetidos de quando em quando. Com o tempo, passei a imitá-la. E logo já conseguia colocar no chão a palma da mão. Vem dessa época meu despertar para a atividade física. Nunca mais parei.


Por isso, aceitei na hora quando a minha amiga Ana Helena me convidou para me juntar a um grupo de pessoas, entre 60 e poucos e 90 anos, que participa de terça a sexta-feira, das aulas de ginástica energética ministradas pela muito querida Ana Lúcia Simões de Almeida, fisioterapeuta e professora de Educação Física, que atua nessa área há mais de 40 anos.


Quando cheguei ao local para fazer os exercícios, nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil, no Leblon, Rio de Janeiro, me surpreendi: é preciso transpor 23 degraus íngremes para alcançar o salão de ginástica.


O que, de início, me pareceu um obstáculo, já que as aulas são frequentadas somente por pessoas mais velhas. A escada, no entanto, nunca impediu nenhuma delas, mesmo as com algum problema nos joelhos, de escalar, alegremente, as duas dúzias de degraus.


Ninguém reclama, porque os benefícios produzidos pelas aulas impecáveis de Ana Lúcia são tantos. E o ambiente de camaradagem entre aquelas pessoas, gentis e atenciosas, são o maior estímulo para que nenhum de nós se ausente.


Antes das aulas, formam-se grupinhos do lado de fora conversando sobre o mau desempenho do Botafogo, a última confusão envolvendo decisão do presidente Donald Trump, o horror das bebidas falsificadas, a situação trágica de Gaza…enfim, sobre o que for – e o que não for – notícia, ou assunto do momento.


Mas é no amplo salão, com música criteriosamente selecionada por Ana Lúcia – Chico, Belchior, Caetano, Raul Seixas, Geraldinho Azevedo, Bethânia, Gal, Gil, Vinicius, Nina Simone, Amy Winehouse, Anne Muray, e muitos, muitos outros – que a mágica acontece.


Sob a orientação firme dela, que não deixa passar um errinho, a gente sacode as cadeiras, levanta as pernas, faz arco com os braços, prancha, se equilibra nas pontas dos pés, passa longos minutos na posição de ponte, rebola para um lado e para o outro, fica em posição de esfinge… Ao final de 40 minutos, estamos novinhos em folha. Prontos para enfrentar o dia, com muita disposição e energia.


Não é à-toa que vários dos participantes frequentam as aulas de Ana Lúcia há 10, 20, até 30 anos. Quem começa nunca mais para de ir. E, em cada ida, o prazer da convivência e do sangue correndo mais rápido no corpo é renovado!


Link da matéria: https://50emais.com.br/o-prazer-de-viver-renovado-em-cada-aula/


Compartilhar:

Comentários