09 de Novembro de 2021

Como fazer com que as crianças atendam aos pedidos dos pais

*Por Jusley Valle


Meus filhos não fazem o que peço! Como lidar?


Acordos são pactos realizados em comunhão entre as partes. São a combinação de ideias, opiniões e sentimentos. Todos os acordos só são possíveis, quando as partes estão abertas à mudança e à adaptação.


Mas como os pais podem convencer seus filhos a adotar o espírito de colaboração sem conflitos e sem usar a barganha ou chantagem? Afinal, tudo tem um preço?


Na grande maioria dos casos, de forma inconsciente, os pais acabam “comprando” o comportamento esperado dos filhos. Às vezes, usam bens materiais e outras vantagens ou benefícios os quais as crianças desejam.


Se a gente parar pra pensar, isso seria um comércio entre pais e filhos, uma vez que os pais, literalmente, pagam pela colaboração ou pelo bom comportamento dos pequenos. Só que essa conduta tem um efeito nocivo do desenvolvimento emocional das crianças, que passam a aprender e a entender que tudo pode ser comprado.


É claro que os pais podem e devem manter a sua autoridade parental (não falei autoritarismo) de tomada de decisão, principalmente, quando a saúde e o bem-estar das crianças estiverem em jogo, mas o melhor dos mundos é usar a negociação.


Por isso, a ferramenta da Disciplina Positiva Regras e Combinados é excelente para os pais aplicarem o jogo do ganha-ganha, ou seja, quando todos são respeitados e saem satisfeitos.


Além disso, ao negociar com os filhos, os pais estão educando e preparando as crianças para situações na vida adulta, quando passarão por privações e tomada de decisão crítica.


Já a imposição e a barganha estão ligadas a obrigação moral e/ou emocional, quando há uma troca que gera perda para uma das partes, provocando constrangimento. Portanto, sem nenhuma função educativa.


No acordo potencializamos a expressão da vontade dos pequenos e seus argumentos que são avaliados.


O importante é oportunizar o diálogo e a negociação com seus filhos. É super saudável praticar o jogo do “ganha-ganha” no qual todas as partes atuam e saem beneficiadas, felizes e satisfeitas.


Nos acordos, os filhos atendem aos pedidos como colaboração e não mera obediência.


E aí, que tal praticar a negociação na sua casa e ampliar a confiança e a conexão com seus filhos?


Um abraço e até o próximo artigo!

linha.jpg

Sobre a autora


 Eu sou Jusley Valle, Consultora Educacional, Educadora Parental e Fundadora da Academia de Pais Conscientes, o canal mais conectado aos pais e às pessoas interessadas em educação positiva.

 Na prática, eu ajudo você a se comunicar de forma afetiva, se conhecer e a lidar com as emoções, encontrando soluções para os problemas do dia a dia, trazendo melhoria nas relações dentro de família com ganho de qualidade de vida.

 Academia de Pais Conscientes está no Instagram, no Facebook, no YouTube, no Telegram, nas principais plataformas de podcast como Spotify, Apple, Google e no meu Blog, com episódios atualizados em tempo real. Visite os meus sites www.academiadepaisconscientes.com/ e www.jusleyvallecoach.com/

jusley-2021.jpg
Compartilhar:

Comentários