05 de Outubro de 2021

Sabia que criança também sente raiva?

*Por Jusley Valle


A raiva é uma das emoções primárias, por isso, é super normal sentirmos raiva. Todo mundo já ficou ou fica com raiva de alguém por algum motivo, seja quando adulto ou criança, afinal, somos humanos!


E isso não é diferente com as crianças, porque elas também, sentem raiva. Só que elas expressam a raiva de formas diferentes e nem sempre conseguem se controlar, o que é totalmente aceitável, lembrando que as crianças estão em plena formação e não dominam o controle das suas emoções e nem estão com a inteligência emocional desenvolvida. Aliás, nem todos os adultos conseguem desenvolver essa última habilidade. 


Os pequenos, por estarem em fase de desenvolvimento, não conseguem entender muito bem suas emoções e, por consequência, não têm capacidade de expressar ou de manifestar claramente o que estão sentindo.


Normalmente, a raiva é gerada na criança, quando alguma coisa a desagrada ou quando ela se sente atingida de alguma forma. Assim, a criança raivosa fica com muita vontade de gritar e demonstrar o tamanho da sua força para todos.  


Com o passar do tempo, as crianças percebem que agindo desta forma chamam a atenção dos pais ou das outras pessoas. Na hora da raiva, agem pelo impulso e sofrem uma tempestade de hormônios, podendo bater, jogar objetos no chão, gritar, morder os lábios e fazem expressões faciais, além de chorar. 


Algumas vezes, a raiva pode ser confundida com a birra, que não é, necessariamente, uma emoção raivosa, porque a birra envolve a adoção de comportamentos que podem não conter raiva e contém outras variáveis como cansaço, desejo forte de receber algo, sono...


Os pais podem prestar atenção às emoções dos filhos e tentar acalmá-los, porque responder ou agir com raiva, vai tornar a situação ainda mais crítica e estressante. Pode parecer difícil, mas é importante que os pais mantenham o controle emocional, para poder ajudar seus filhos no entendimento e acolhimento das emoções. 


Quando não trabalhada na infância, a raiva pode gerar adultos rancorosos, impacientes e dificuldades de socialização. Por isso pais, fiquem atentos, porque seus filhos podem sofrer consequências no mundo adulto!


Com amor, escuta e acolhimento, vocês conseguem ajudar seus filhos a se tornarem adultos equilibrados.

Um abraço!

linha.jpg

Sobre a autora 

 

 Eu sou Jusley Valle, Consultora Educacional, Educadora Parental e Fundadora da Academia de Pais Conscientes, o canal mais conectado aos pais e às pessoas interessadas em educação positiva.

 

 Na prática, eu ajudo você a se comunicar de forma afetiva, se conhecer e a lidar com as emoções, encontrando soluções para os problemas do dia a dia, trazendo melhoria nas relações dentro de família com ganho de qualidade de vida.

 

 Academia de Pais Conscientes está no Instagram, no Facebook, no YouTube, no Telegram, nas principais plataformas de podcast como Spotify, Apple, Google e no meu Blog, com episódios atualizados em tempo real. Visite os meus sites www.academiadepaisconscientes.com/ e www.jusleyvallecoach.com/

jusley-2021.jpg
Compartilhar:

Comentários